... porque deputado federal precisa de 90 dias de férias por ano: foi a deputada federal Suely Caldas, de Roraima, que fez aquilo que muito político tem medo de fazer perante à opinião pública, ou seja, justificar os atos que pratica.
Ela foi a única que votou contra a redução dos 90 dias de recesso parlamentar e admitiu que esses dias são necessários, principalmente porque não se faz política somente no Congresso, mas nas ruas e no contato com os eleitores - as famosas e decantadas ''bases'', que a classe média despolitizada dos grandes centros desconhece, já que não conheço ninguém que tenha contato com o seu político nas bandas das capitais e bandas largas por aí (ao contrário do que ocorre nos municípios do interior onde existe um contato mais forte com os ''seus deputados'', ou ''seus políticos'', como queiram).
É importante lembrar que isso é louvável porque político em geral não gosta de se explicar a ninguém, muito menos à imprensa: está certo, a convocação extraordinária foi um mecanismo inventado para não se convocar o Congresso à toa - mas quem não gostaria de dois salários a mais durante o ano? Foi por estes exageros, e aplicações erradas da lei, que chegamos ao nível baixíssimo de atividade dos parlamentares que temos hoje - e, mais do que nunca, é por causa dessas situações que os políticos estão no nível mais baixo de confiança, e a imprensa, no mais alto; porque a imprensa denuncia o que o povo acredita ser errado, e os políticos nem se preocupam em justificar-se perante o povo, que, afinal de contas, é o patrão de todos eles, e exige satisfações o tempo todo, e não só na hora do voto.
Atitudes como a desta deputada podem ser até difíceis de se entender, mas são dignas de louvor porque finalmente alguém tenta explicar o porquê dos mecanismos do Congresso - porque não adianta dizer que é normal, ninguém acredita; e os nossos deputados foram eleitos por diversos motivos, mas não para fugir do povo, como fazem o tempo todo.
Você concorda? Veja a entrevista e tire suas conclusões: ela está em http://oglobo.globo.com/jornal/pais/189997939.asp.
...
E essa diminuição das férias parlamentares serviu também para um fato interessante: com a diminuição do recesso de 90 para 55 dias o Brasil passa a estar entre os países de maior atividade parlamentar do mundo, ao lado da Alemanha, e na frente dos EUA que dão 60 dias de férias aos seus representantes (sem falar dos quase 180 dias de recesso da Austrália ... uau ...).
Mas perguntar não ofende, e é por isso que o Olho Clínico pergunta: a imprensa vai noticiar isso?
E, mais importante: na Alemanha deputado trabalha de segunda e sexta-feira? Porque os nossos ... xiiii ...
Olá, meu amigo. Até concordo que muita gente malha o Congresso, muitas vezes sem razão. Mas o recesso de 90 dias é injustificável, pricipalmente por que a semana parlamentar vai de 3ª a 5ª, tendo, os Deputados e Senadores, 4 dias por semana para visitar "as bases". Desde que a democracia foi implantada no Brasil, muita verdade apareceu sobre Deputados, Senadores e até sobre Presidentes, porém, muitas mentiras e hipocrisias foram lançadas e são engolidas por boa parte de nosso povo. Acho que para essa Deputada, já que foi sincera uma vez na vida, podemos dar um prêmio: deixá-la o resto da vida junto às bases e não reelegê-la. Um grande abraço...
ResponderExcluirOi Fabio!!!!
ResponderExcluiré muito cinismo,rsrsrs, pior que ta ficando cada dia pior escolher alguem...
bjusss
Fábio, que beleza de Blog! Parabéns pelo conteúdo. Passarei mais vezes por aqui! Abraço e bom final de semana!
ResponderExcluir