A ditadura chinesa anunciou, na terça-feira (24), que uma nova lei de censura irá verificar filmes antigos à procura de conteúdos que “violem a segurança nacional.”
Em junho, as autoridades haviam anunciado que o conselho de censura da cidade verificaria qualquer produção futura em busca de conteúdos que violassem a lei de segurança.
No anúncio desta semana, o Partido Comunista Chinês revelou que a nova lei de censura também abrangeria quaisquer títulos que já tivessem sido aprovados anteriormente.
“Qualquer filme para exibição pública, passado, presente e futuro, precisará obter aprovação”, disse o secretário de Comércio, Edward Yau, a repórteres.
A lei de segurança nacional de Hong Kong proíbe qualquer conteúdo que as autoridades considerem secessão, subversão, terrorismo ou conluio com forças estrangeiras.
A nova lei deve ser aprovada pelo legislativo da cidade – o que é quase certo, já que não existe mais oposição na casa desde o ano passado.
A pena máxima para a exibição de filmes ilegais aumentará para até três anos de prisão e multa de HK$ 1 milhão (aproximadamente R$ 670 mil).
Os títulos considerados um risco para a segurança nacional pelos censores não poderão apelar pelos canais habituais.
Em vez disso, eles terão que iniciar uma revisão judicial nos tribunais de Hong Kong, procedimento legal considerado longo e caro.
Com informações de AFP
Seja membro da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 por mês e tenha acesso a horas de conteúdo sobre liberdade de expressão!
Conheça a Livraria Senso Incomum e fique inteligente como nós
Vista-se com estilo e perca amigos com a loja do Senso Incomum na Panela Store
Faça seu currículo com a CVpraVC e obtenha bônus exclusivos!
O post Lei de censura de Hong Kong quer buscar “conteúdo subversivo” em filmes antigos apareceu primeiro em Senso Incomum.
source https://sensoincomum.org/2021/08/25/lei-de-censura-de-hong-kong-quer-buscar-conteudo-subversivo-em-filmes-antigos/#utm_source=rss&utm_medium=rss
Comentários
Postar um comentário