Cidade de São Paulo chega ao oitavo secretário de Transporte em 6 anos

Trânsito na Avenida 23 de Maio à noite (Foto: Thiago Silva)

Fazia tempo que não víamos uma troca de secretários grande em um curto período de tempo como estamos vendo agora aqui na cidade de São Paulo. E isso acaba por refletir na condução do serviço na capital, inevitavelmente, pois, por mais que haja um empenho na continuidade dos projetos, cada um tem a sua forma de enxergar, e isso acaba por ter algum impacto.

Com o anúncio do novo secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, desde 2017, quando o ex-prefeito João Doria (ex-PSDB) assumiu o cargo, até a data de hoje, passaram oito secretários pela pasta, uma média de 1 a cada 10 meses, algo inimaginável. De lá para cá passaram pela pasta Sérgio Avelleda, João Octaviano, Edson Caram, Elisabete França, Levi Oliveira, Ricardo Teixeira e, agora, Celso Barbosa. Consideramos na lista o Gilmar Miranda, que ocupa o cargo de secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana, após desmembramento.

Celso Gonçalves Barbosa, que até então era o adjunto da pasta, assumirá a titularidade a partir de hoje. De acordo com informações do site da prefeitura, Barbosa é Advogado, Pós Graduado em Direito Empresarial e Processo Civil, com 20 anos de experiência atuando em empresas de Grande Porte, nos ramos de Construção Civil, Energia e Transportes.

Ingressou na São Paulo Transportes (SPTrans) no ano de 2011, como chefe da Assessoria Jurídica do Departamento de Transportes Públicos – DTP/SP, até o ano de 2013. De 2018 até 2021, foi Diretor do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), junto a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. De 2021 até 2023, foi Diretor de Administração e Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/SP), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

Muito embora a referida pasta esteja mais atrelada ao trânsito, há uma influência no serviço de ônibus, uma vez que a secretaria executiva de Transporte e Mobilidade está subordinada à pasta de Mobilidade e Trânsito.

Entre os principais desafios está a melhoria do trânsito da cidade, cujo os níveis de congestionamento já estão em níveis pré-pandemia. Além disso, tem-se a necessidade de ampliação das ciclovias e ciclofaixas, garantindo maior segurança aos ciclistas. E por falar em segurança, é urgente o redesenho da cidade com programas que visem a proteção dos pedestres. E não se pode esquecer da sinergia com o serviço de ônibus, no sentido de ampliar a infraestrutura que priorize os coletivos, por meio de mais faixas e corredores exclusivos, tornando o sistema mais eficiente.

Desejamos boa sorte ao novo secretário e que ele tenha um grande olhar social e sempre priorizando o pedestre. Mas que fique claro que essa troca excessiva de secretários em tão pouco tempo nunca foi e nunca será sadia para a condução da gestão da mobilidade urbana.



source https://plamurbblog.wordpress.com/2023/05/15/cidade-de-sao-paulo-chega-ao-oitavo-secretario-de-transporte-em-6-anos/

Comentários